Buscar

Explicação

Números 14:34

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento."

Explicação

Este versículo de Números é uma declaração de julgamento divino. Após os israelitas enviarem espiões para a terra prometida (Canaã) e estes retornarem com um relatório de medo e incredulidade, em vez de fé, Deus determinou que eles vagariam no deserto por quarenta anos. Cada ano de vagar no deserto representava um dia que os espiões passaram na terra medindo-a. Isso serviu como um castigo por sua desobediência e falta de fé, lembrando-os que eles carregariam as consequências de seus pecados. A frase 'conhecereis o meu afastamento' indica que essa punição demonstraria a seriedade de negligenciar a presença e a vontade de Deus em suas vidas.

Contexto Histórico

O livro de Números relata a jornada dos israelitas no deserto após o Êxodo do Egito. O contexto deste versículo é o incidente em Cades-Barneia, onde os israelitas, temendo os habitantes de Canaã, recusaram-se a entrar na terra prometida, apesar das promessas de Deus. Os dez espiões trouxeram um relatório negativo, e o povo se amotinou. Em resposta, Deus pronunciou um juízo, decretando que aquela geração não entraria na terra, mas morreria no deserto. Os quarenta anos de peregrinação serviram como um tempo de purificação e para que uma nova geração, mais submissa, pudesse eventualmente herdar a terra.

Aplicação Prática

Na vida moderna, este versículo nos ensina sobre as consequências da incredulidade e da desobediência a Deus. Assim como os israelitas, podemos enfrentar períodos em nossas vidas onde a falta de fé e o medo nos impedem de 'entrar' nas bênçãos e propósitos de Deus. O 'afastamento' mencionado pode se manifestar como uma sensação de distância espiritual, onde a ausência da clareza e da direção de Deus se torna evidente. Precisamos cultivar a fé e a confiança em Deus, mesmo diante de desafios, para que possamos desfrutar de Sua presença e orientação contínuas, aprendendo a conhecer e a valorizar Sua vontade em todas as circunstâncias.

Termos-Chave

Espiastes

Os doze líderes enviados por Moisés para explorar a terra de Canaã.

Ini-qüidades

Refere-se a pecados, transgressões e rebeliões contra Deus.

Conhecereis o meu afastamento

Indica uma experiência prática da ausência aprovação de Deus e da Sua presença íntima devido à desobediência.

Versículos Relacionados

Êxodo 38:1

"FEZ também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura."

Êxodo 38:2

"E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre."

Êxodo 38:19

"E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e o revestimento dos seus capitéis, e as suas molduras, também de prata."

Êxodo 38:27

"E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases cem talentos; um talento para cada base."