Buscar

Explicação

Números 15:10

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E de vinho para a libação oferecerás a metade de um him, oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR."

Explicação

O versículo em Números 15:10 detalha uma das muitas ofertas que os israelitas deveriam apresentar a Deus. Especificamente, ele instrui sobre a quantidade de vinho a ser oferecida como libação em conjunto com outras ofertas. A libação era uma bebida derramada sobre o altar, e o vinho era a escolha para este ato. O versículo especifica "metade de um him" de vinho, que era uma medida de volume. O propósito dessa oferta era que o "cheiro suave" do vinho (que é uma forma sacrificial de referir-se à oferta agradável a Deus) fosse uma "oferta queimada ao SENHOR". Isso demonstrava gratidão, adoração e dependência de Deus, reconhecendo que tudo vinha Dele.

Contexto Histórico

Este versículo faz parte das leis e regulamentos detalhados no livro de Números, que foram dados por Deus a Moisés enquanto os israelitas vagavam pelo deserto. A libação de vinho era uma prática comum nas ofertas a Deus, frequentemente acompanhando outras oferendas de cereais (maná) e animais. O contexto é o período após o Êxodo, onde a nação de Israel estava estabelecendo seu relacionamento com Deus através de rituais e sacrifícios ordenados. Essas práticas visavam manter a santidade, a comunhão com o divino e a obediência à aliança estabelecida, ensinando ao povo sobre a soberania de Deus e a importância da adoração sacrificial.

Aplicação Prática

Embora os cristãos modernos não ofereçam mais sacrifícios de animais ou libações de vinho no sentido literal do Antigo Testamento, o princípio por trás desses atos de adoração permanece relevante. A "oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR" nos ensina sobre a importância de oferecer a Deus o nosso melhor como ato de devoção sincera. Podemos aplicar isso hoje derramando nossas vidas em serviço a Deus, dedicando nossos talentos, tempo e recursos para Sua glória. Assim como o vinho era derramado para simbolizar dedicação e deleite em Deus, nós somos chamados a viver vidas de gratidão e alegria em Cristo, dedicando-nos plenamente a Ele em tudo o que fazemos, como um ato contínuo de adoração viva.

Termos-Chave

Him

Antiga unidade de medida hebraica para volumes líquidos ou secos.

Libação

Oferta de vinho ou outro líquido derramada no altar como parte de um ritual de adoração a Deus.

Cheiro suave

Expressão bíblica que descreve uma oferta sacrificial particularmente agradável e bem-recebida por Deus.

Oferta queimada

Sacrifício que era totalmente consumido pelo fogo no altar, oferecido a Deus como aroma agradável.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:1

"NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Gênesis 1:2

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:3

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:5

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."