Buscar

Explicação

Números 16:14

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campo e vinhas em herança; porventura arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos."

Explicação

Neste versículo, Datã e Abirão expressam sua profunda insatisfação e rebeldia contra Moisés e Arão. Eles acusam Moisés de não os ter levado para uma terra prometida rica e abundante, como Deus havia prometido (a 'terra que mana leite e mel'). Além disso, reclamam que ele não lhes deu terras para cultivar (campos e vinhas). A frase 'porventura arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos' demonstra seu desprezo pela liderança e por qualquer tentativa de Moisés de impô-la, significando que eles se recusavam a obedecer ou a seguir adiante sob sua direção. É um grito de desafio contra a autoridade divina e humana, marcado pela ingratidão e incredulidade.

Contexto Histórico

Este versículo surge durante a peregrinação dos israelitas no deserto, após o Êxodo do Egito. Datã e Abirão eram líderes do clã de Rúben que se revoltaram contra a liderança de Moisés e Arão (Números 16:1-3). A promessa de uma terra 'que mana leite e mel' era a terra de Canaã, o objetivo da jornada. A revolta era alimentada pelo descontentamento com as dificuldades do deserto e pela percepção de que a liderança de Moisés não estava cumprindo as promessas divinas. Contextualmente, demonstra a fragilidade da fé e a facilidade com que o povo se rebelava, mesmo após milagres divinos.

Aplicação Prática

A aplicação deste versículo na vida moderna reside em reconhecer e combater a murmuração e a rebeldia contra a autoridade divina e as lideranças estabelecidas por Deus. Frequentemente, enfrentamos dificuldades e podemos nos sentir como Datã e Abirão, questionando nossas bênçãos e as promessas de Deus. Em vez de nos entregarmos à ingratidão e à rebeldia, devemos cultivar a gratidão pelo que temos, confiar no plano de Deus mesmo em meio às provações e honrar as autoridades que Ele colocou em nossas vidas, sejam elas na igreja, família ou sociedade. A atitude de Datã e Abirão é um alerta contra o orgulho e a incredulidade que nos impedem de experimentar as bênçãos espirituais e eternas.

Termos-Chave

Herança

Porção de terra dada a uma família israelita como propriedade perpétua, parte da promessa divina de estabelecê-los na terra.

Murmuração

Queixa secreta ou aberta, descontentamento, rebelião contra a autoridade ou as circunstâncias, especialmente contra Deus ou seus representantes.

Datã e Abirão

Líderes israelitas que se revoltaram contra Moisés e Arão no deserto, sendo severamente punidos por Deus.

terra que mana leite e mel

Expressão bíblica para descrever Canaã, a terra prometida a Israel, simbolizando abundância, prosperidade e segurança.

Versículos Relacionados

Gênesis 2:1

"ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados."

Gênesis 2:4

"Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,"

Gênesis 2:9

"E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal."

Gênesis 1:16

"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas."