Buscar

Explicação

Números 7:29

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"E para sacrifício pacífico dois bois, cinco carneiros, cinco bodes, cinco cordeiros de um ano; esta foi a oferta de Eliabe, filho de Helom."

Explicação

Este versículo, parte de uma longa lista de ofertas dos líderes das tribos de Israel, detalha as generosas contribuições feitas por Eliabe, filho de Helom, da tribo de Dã, para a dedicação do altar. Ele ofereceu um número significativo de animais para o holocausto e, especialmente, para o sacrifício pacífico. O sacrifício pacífico era uma forma de comunhão com Deus e entre o povo, permitindo que os ofertantes e suas famílias compartilhassem a carne do animal sacrificado, expressando gratidão, buscando paz ou cumprindo um voto. A oferta de Eliabe demonstrava compromisso, generosidade e um desejo de honrar a Deus e fortalecer os laços comunitários na presença divina, num momento crucial para a nação

Contexto Histórico

O Livro de Números narra a jornada dos israelitas no deserto após o Êxodo. O capítulo 7 descreve a oferenda de cada um dos doze príncipes das tribos em celebração e dedicação do Tabernáculo (a tenda de encontro) e do altar. Este evento ocorreu pouco depois da organização do povo e da instituição do sacerdócio levítico. As ofertas eram padronizadas, mas a descrição individual de cada príncipe sublinha a importância da liderança em iniciar e liderar a adoração e a obediência a Deus. A oferta de Eliabe (representando a tribo de Dã) faz parte desse esforço coletivo para estabelecer e santificar o centro da adoração de Israel no deserto, fortalecendo a identidade nacional e religiosa.

Aplicação Prática

Embora os sacrifícios de animais não sejam mais praticados sob a Nova Aliança em Cristo, o princípio por trás do sacrifício pacífico de Eliabe permanece relevante. Podemos aplicar essa generosidade e desejo de comunhão com Deus em nossas vidas modernas através de ofertas voluntárias (financeiras e de tempo) à igreja e a causas nobres, demonstrando gratidão e devoção. Além disso, o sacrifício pacífico representa a paz que temos com Deus através de Jesus Cristo. Podemos buscar ativamente a paz com Deus e com nossos irmãos, cultivando relacionamentos saudáveis e buscando a reconciliação, refletindo a comunhão que o sacrifício buscava simbolizar. A oferta de Eliabe nos inspira a ser generosos e a valorizar a comunhão com o divino e com a comunidade.

Termos-Chave

Eliabe

Filho de Helom, príncipe da tribo de Dã, que ofereceu dons para a dedicação do altar.

Holocausto

Um sacrifício completamente queimado no altar, simbolizando completa dedicação a Deus.

Tribo de Dã

Uma das doze tribos de Israel, descendente de Dã, filho de Jacó.

Sacrifício Pacífico

Um tipo de oferta hebraica (shalom) que permitia ao ofertante comer parte da carne, simbolizando paz e comunhão com Deus e com os outros.

Versículos Relacionados

Gênesis 1:4

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."

Gênesis 1:11

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi."

Gênesis 1:17

"E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,"

Gênesis 2:4

"Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,"

Gênesis 2:10

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços."