Buscar

Explicação

Números 7:73

Almeida Corrigida e Fiel (ACF)

Versículo

"A sua oferta foi um prato de prata, do peso de cento e trinta siclos, uma bacia de prata de setenta siclos, segundo o siclo do santuário; ambos cheios de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de alimentos;"

Explicação

Este versículo descreve uma oferta específica feita por um dos líderes das famílias israelitas durante a dedicação do tabernáculo. A oferta consistia em um conjunto de utensílios de prata (um prato e uma bacia) com pesos definidos, ambos cheios de uma mistura de farinha fina e azeite. Este era um tipo de 'oferta de alimentos' (ou 'manjar'), que era um sacrifício destinado a expressar gratidão, adoração e dependência a Deus, além de sustentar os sacerdotes. O detalhe dos pesos e materiais aponta para a seriedade e a magnificência do culto a Deus, mesmo em suas ofertas diárias.

Contexto Histórico

O livro de Números relata os quarenta anos de peregrinação dos israelitas no deserto. O capítulo 7 detalha as ofertas apresentadas pelos príncipes das doze tribos para a inauguração do tabernáculo. Após a construção da Tenda da Congregação, cada líder ofereceu sacrifícios similares em dias consecutivos. A oferta descrita em Números 7:73 foi feita pelo líder da tribo de Dã. Essas ofertas eram um ato de consagração e celebração após a conclusão do santuário, demonstrando a unidade e a devoção de Israel a Deus em sua nova estrutura de adoração comunitária no deserto.

Aplicação Prática

Embora os rituais de sacrifício não sejam mais praticados por cristãos, o princípio de oferecer o melhor a Deus permanece. Este versículo nos ensina sobre a generosidade e a devoção na adoração. Nossa adoração hoje não se resume a um local físico, mas a uma entrega diária de nossas vidas, talentos e recursos a Deus. Assim como os israelitas ofereceram seus melhores utensílios e os ingredientes mais finos, somos chamados a oferecer a Deus o nosso melhor em gratidão e amor, reconhecendo Sua soberania e provisão em todas as áreas de nossas vidas.

Termos-Chave

Azeite

Óleo extraído de azeitonas, frequentemente usado em sacrifícios bíblicos para adicionar riqueza e simbolismo de alegria e consagração.

Flor de farinha

A parte mais fina do grão moído, representando a qualidade superior e a pureza, usada em sacrifícios para indicar o melhor que se podia oferecer a Deus.

Oferta de alimentos

Um tipo de sacrifício no Antigo Testamento (minchah), geralmente de grãos finos misturados com azeite, oferecido como expressão de gratidão e adoração a Deus.

Siclo do santuário

Uma unidade de peso padrão usada para objetos sagrados no tabernáculo e, posteriormente, no templo, garantindo consistência e valor na avaliação das oferendas.

Versículos Relacionados