Dez mandamentos: Como entender suas regras

E se você quer começar pelo princípio, comece com a palavra de Deus e seus dez mandamentos para entender que regras que nos ajudam em tudo.

Regras e leis existem para beneficiar e não prejudicar. Porque um grupo de pessoas, como a nossa sociedade, precisa de orientação, ou a desordem tomaria conta com tantas opiniões diversas e vontades específicas.

Após ler esta Mensagem, aproveite para ler também:

dez mandamentos

O que aprender com os dez mandamentos

Um grande equívoco é achar que quem se submete a regras está limitado, porque a desordem sim é um grande equívoco.Nós recebemos de Deus o livre arbítrio, em troca disso a nossa felicidade eterna está condicionada à obediência aos mandamentos Dele.Por isso foram feitas leis e regras, elas servem para manter a ordem no mundo.

Se a vida seria um caos sem regras, quem decide não as seguir merece punição e responsabilidade sobre o que fez de errado.Naturalmente, quem segue as regras está livre vivendo em sintonia com Deus, diante de Deus, e quem as descumpre está preso.

A principal função dos dez mandamentos é de nos manter em sintonia com Deus. Ele nos deu para nosso benefício, é um código de conduta que fomenta a paz e a ordem, com eles provamos nossa obediência.Diferente do que possa parecer, não nos limita, e sim nos orienta. É a verdadeira prova que Deus nos abandonará jamais.

A leitura dos Dez Mandamentos

As leis,definidas por Deus, podem ser interpretadas em duas partes:

– Os quatro primeiros mandamentos garantem nossa proteção e proximidade com Deus, são as leis espirituais.

– Os seis mandamentos restantes garantem uma vida entre irmãos, de harmonia, união, respeito e amor. São as leis terrenas.

Nada melhor que estudar cada um dos mandamentos para nos tornarmos pessoas melhores vivendo em sintonia com Deus.

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.

Para garantir que não nos afastemos Dele e de Sua orientação e proteção, Deus quis nos proteger.

2. Não fará para ti imagens de escultura

Nesse mandamento, Deus nos alerta que mesmo amando-o, ainda poderíamos cair em transgressão ao adorar a outros ídolos como: bens materiais, dinheiro e sucesso.

3. Não tomará o nome do Senhor teu Deus em vão

Deus nos lembra nesse mandamento que o desrespeito com a linguagem e comportamento são fatores que nos afastam Dele. Para permaneceremos fiéis e cuidadosos mesmo diante das vulgaridades do mundo.

formato de cruz em uma tábua

4. Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo

Guardar um dia para adoração a Deus é um dia para aprender e ensinar como devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo.

5. Honra teu pai e tua mãe

Esse é o lembrete, Deus nos diz que devemos respeitar também as leis da terra para que haja ordem.

6. Não matarás

Nada nos dá o direito de tomar a vida do próximo, seja por ganância, ódio ou inveja.

7. Não adulterarás

Além de respeitarmos o direito do outro de existir não tomando sua vida, devemos respeitá-lo moralmente, sendo fiel no amor ou na amizade.

8. Não furtarás

Aqui Deus nos diz para sermos sinceros, verdadeiros e honestos com o outro.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo

Citando uma atitude que implica em prejudicar o outro, Deus quer preservar e proteger todos Seus filhos. Sendo recíproco.

10. Não cobiçarás as coisas alheias

Para nos lembrar sobre a pureza em nossas mentes e em nossos corações. Porque diferente disso, o único prejudicado somos nós mesmos. É como tomar goles de veneno e esperar que o outro fique doente.

Tenho certeza que após essa leitura você imagine como é fácil decidir o caminho que devemos escolher para viver em sociedade, para sermos livres e ainda para vivermos sob a proteção de Deus.

E agora é a sua vez de demonstrar que aprendeu e praticar a obediência, mostre esse texto aos seus amigos e familiares, permita que todas as pessoas que você conhece tenha essa chance, a de poder dizer que está vivendo em sintonia com Deus.