Jesus de Nazaré é o maior exemplo de humanidade

Jesus de Nazaré é o maior exemplo de humanidade, e para compreender isso, precisamos entender sua história. O nome Jesus, segundo o Dicionário de Nomes Próprios, quer dizer “Javé é salvação” ou “Jeová é salvação”.

“O nome Jesus é a versão em português do grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu’a, que por sua vez é a forma contraída do nome Yehoshu’a, que se traduz no português como Josué, equivalente a Jesus em significado.” — Dicionário de Nomes Próprios.

Após ler essa mensagem, aproveite e leia também:

Dez Mandamentos é estar bem com Deus
Os ímpios serão condenados à morte eterna
O que Deus faz, ninguém pode desfazer

A verdade é que embora o nome Jesus possa ser utilizado por qualquer pessoa, quando falamos esse nome logo vem à mente Jesus Cristo, Filho de Deus.

E isso se dá pelo fato de ter se tornado tão notório na história. Jesus foi um homem como nenhum outro.

Jesus de Nazaré

Uma breve história de Jesus de Nazaré

Jesus Cristo foi filho de Maria, esposa de José. Nasceu em 6 a.C. em um estábulo em Belém. O ano é 6 a.C. e não 0 por questões de calendário.

Maria, que era virgem, foi anunciada por um anjo por nome Gabriel, que informou a Maria que Jesus havia sido gerado por ação do Espírito Santo, e que ela fora escolhida para concebê-lo. Depois de nascido, foi visitado por Reis Magos, como diz o texto bíblico.

“Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.”Mateus 2:11-12

Herodes, sabendo do “rei dos judeus”, ordenou maquiavelicamente a matança de crianças de até dois anos de idade. Nesse tempo, foram para o Egito e sua família voltou para Nazaré assim que o perigo tinha passado. Foi ali que Jesus viveu parte da sua vida. Adulto, seu primo, João Batista, o batizou no Rio Jordão.

Levou uma vida prodigiosa. Realizava milagres e ensinava por onde passava. Jesus de Nazaré é o maior exemplo de humanidade e isso é evidente. Humilde com os seus, muito pregava sobre amor e mansidão. Ele também tinha discípulos. Foram chamados de apóstolos.

“Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos” Lucas 6:13.

Jesus, segundo a Bíblia nos conta, foi traído, humilhado e crucificado por causa dos nossos pecados. A cruz é considerado um brutal método de tortura e fora submetido a ele. Após sua morte, foi enterrado e uma grande pedra colocada em seu túmulo.

Ele, porém, venceu a morte. Miraculosamente ressuscitou dentre os mortos. Seu túmulo estava vazio porque Ele não era um homem qualquer, mas o Cristo.

O pecado tem origem no Éden. O homem e a mulher pecaram gravemente contra Deus e desde aquele momento o homem estava fadado a estar separado de Deus. Naquele instante, o homem estava perdido e sem muitas possibilidades.

Jesus veio ao mundo para salvar o homem do pecado. Veio para salvar o seu povo (Mt. 1:21). O homem estava perdido, mas Deus o enviou em sua infinita e bendita misericórdia.

Exemplo de humanidade

Por onde passava, o que Jesus ensinava era amor, mansidão, e vida correta com Deus. Para os seus, falava de maneira simples e que os mais simples conseguiam entender.

Jesus de Nazaré é o maior exemplo de humanidade porque, mesmo sendo Filho de Deus, era o mais humilde e benevolente.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”João 15:12,13“. Ele é, sem sombra de dúvidas, o maior exemplo a ser seguido.