O Vaso e o Oleiro: A matéria prima

A passagem o Vaso e o Oleiro transmite uma mensagem de imenso valor para todos os que deixam a palavra de Deus prevalecer. O texto bíblico é uma lição que devemos tomar para sempre no nosso cotidiano, contendo valores morais preciosíssimos e uma mensagem sobre a atuação de Deus em nossas vidas e em nossa sociedade.

Após ler essa mensagem,aproveite para ler também:

Nessa passagem, Jeremias recebe o pedido do Senhor para se encaminhar até a casa do Oleiro, alguém que tem como labuta a criação de objetos de porcelana. Jeremias, a princípio, não entendeu o porquê da ordem, mas saiu de casa e tomou a direção da casa do trabalhador.

Tentando entrar em contato com Deus e interpelado dessa forma, percebeu ao entrar na casa, observando o vaso e o oleiro, em como o trabalhador exercia sua função, o que estava sendo dito para ele naquele momento, mesmo que não em palavras.

Vasos moldados

O que Jeremias viu foi o barro se desfazendo nas mãos do Oleiro, que pacientemente manteve sua hábil técnica para continuar arquitetando e moldando o vaso que estava construindo, refazendo-o por completo e finalizando o trabalho.

o Vaso e o Oleiro

A mensagem ficou clara para o profeta. Deus faz tudo da forma que tem que ser feito, por mais que o vaso entre em deformidade em algum momento, ele fará com que tudo se ajuste, com que o trabalho seja perfeito no final, no tempo necessário.

Nós somos como barro

Não devemos nos tornar pessoas personalistas, com egos que ultrapassam a barreira da compreensão de que somos pequenos perante ao Senhor. O Vaso e o Oleiro é uma alusão a nossa fragilidade e ao nosso instinto em tomar ações que fogem da aprovação de Deus.

Quando desvirtuamos nosso caminho, estamos nos desfazendo como barro na mão de Deus. Se nos aproximamos e escutamos suas palavras, se aceitamos sua influência, encontramos a direção para fazer parte de uma sociedade que consegue atuar com um propósito coletivo, tomar a forma desejada.

O Vaso e o Oleiro: A matéria-prima

Somos exatamente isso, a matéria-prima de Deus, do único trabalhador capaz de transformar toda aquela massa em um objeto único e de valor. O artista é quem tem a capacidade de nos moldar, da forma que desejar.

O Vaso e o Oleiro é uma alegoria eficiente de que o trabalho pode tomar tempo, pode desandar, mas será perfeito. Não haverá desistência, não seremos deixados ao relento, o artista nos manuseará até que tomemos a forma final.

“Por que o Senhor não me diz aqui mesmo o que tem a dizer? Por que eu preciso ir até lá?” Perguntou-se Jeremias. Nós devemos tomar nossas atitudes. Por mais que o Vaso e o Oleiro nos ensine que ele está nos moldando sempre para melhorar, é nossa obrigação entender a mensagem e absorver as lições que Ele tem passado durante sua vida, sendo capaz de realizar tudo o que você sempre desejou, ajudar quem está perto, seja com uma palavra de apoio, com uma atitude de benevolência. Você tem colocado em prática as lições do Senhor?