Parábola do Bom Samaritano: O que ela nos ensina

A parábola do bom samaritano nada mais é do que uma história que foi contada por Jesus a fim de explicar como amar o próximo. Isso porque o amor de verdade é algo que deve ser mostrado na prática e não apenas com palavras bonitas e é por isso que essa parábola é tão importante pois mostra que devemos ser capazes de amar a todos sem qualquer tipo de preconceito.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa parábola, continue lendo e vamos conhecê-la logo a seguir.

Após ler essa mensagem, aproveite para ler também:

A palavra do Senhor é viva e eficaz, acredite!
Vontade de Deus: Ela é superior em nossas vidas
O chamado de Deus: Esteja aberto para escutar 

A parábola do Bom Samaritano

Um determinado dia, Jesus estava ensinando suas lições quando um Perito ele resolveu o pôr à prova. Na época, os Peritos na Lei eram aquelas pessoas que conheciam a Lei de Deus profundamente, que era dada a Moisés.

parábola do bom samaritano

A lição de Jesus na parábola do bom samaritano

Foi então que Jesus disse que para que fosse possível gozar da vida eterna era preciso amar o próximo e a Deus. Nesse momento o perito então perguntou quem seria esse próximo. Como resposta, Jesus contou a seguinte história:

No decorrer de uma viagem um homem sofreu um forte ataque de assaltantes, que o deixou quase morto. Em seguida passou um sacerdote de Deus que viu o homem ferido e fez a travessia pelo outro lado da estrada, sem ajudar a vítima. Um Levita, que são pessoas conhecidas por dedicar-se ao trabalho ao templo, também passou por ali sem prestar ajuda ao homem ferido.

Depois deles, passou pelo caminho um samaritano. Na época de Jesus, os samaritanos e judeus eram inimigos. Ao passar, o Samaritano teve pena do homem e resolveu tratar suas feridas e levá-lo para uma hospedaria para que tivesse os devidos cuidados. Mais do que isso, o Samaritano ainda pagou pelas despesas do homem na hospedaria.

Ao fim de sua história Jesus perguntou qual dos Viajantes de sua parábola foi o próximo do homem ferido. Foi então que o perito respondeu que era o homem que o ajudou. Então Jesus respondeu que ele fizesse igual.

Qual o significado da parábola do Bom Samaritano?

Essa parábola é fundamental para mostrar aquilo que realmente é importante para Deus. Vale lembrar ainda que tanto Levita quanto sacerdote eram pessoas que tinham conhecimento da Lei de Deus, isto porque que trabalhavam no templo e tinha uma importante responsabilidade religiosa.

No entanto, mesmo os seus conhecimentos e todos os rituais praticados não valeram de nada, visto que no fundo, as suas ações mostraram que essas Leis de Deus não estavam presentes em seus corações.

Além disso o samaritano poderia ter ficado até feliz com o sofrimento do homem ferido, visto que ele pertencia ao grupo de seus inimigos, que eram os judeus. No entanto quando cruzou com o homem ele não viu nenhum problema, nem um inimigo.

O que ele viu foi apenas um homem como ele que estava em uma situação vulnerável e precisando de ajuda.  Assim ele ajudou deixando de ser indiferente. Isso quer dizer que o samaritano realmente amou o seu próximo.

A lição da parábola do Bom Samaritano

Na parábola do bom samaritano podemos entender então que o próximo é quem está perto da gente, não é apenas as pessoas que acreditamos merecer o nosso amor ou aquelas que gostamos. Aprendemos então a importância de amar o próximo, assim como Jesus nos amou independentemente de nossas falhas.

Vale lembrar ainda que segundo a Bíblia a verdadeira religião é cuidar dos necessitados. Isso porque sem amor nada do que é feito tem real valor. De nada vale ir à igreja cantar, pregar, orar, ler a Bíblia se nós não levamos o amor de Deus dentro dos nossos corações.

E você já conhecia a parábola do Bom Samaritano?