Parábola do filho pródigo: Pai ao seu lado

A parábola do filho pródigo é talvez uma das parábolas mais conhecidas pelo mundo, mas poucos conseguem realmente entende-la. Um breve resumo:

Conta a história de um patriarca que possuía grandes terras para cultivos e tinha dois filhos como herdeiros. Certo dia, o filho mais novo lhe pediu a sua parte da herança e um tempo depois deixou a casa do pai, indo se aventurar em uma terra distante dali, gastando todo o dinheiro irresponsavelmente.

Após ler essa mensagem, aproveite para ler também:

A aventura deste filho termina quando fica sem nada e em situação deplorável, sem nem o que comer. Então, este decide voltar à casa do pai como empregado e não como filho, porém, quando volta, é recebido pelo pai com um beijo no rosto e uma festa para toda a comunidade. Por outro lado, o irmão mais velho o recebe com grande fúria e reage com ira contra o pai e o irmão.

Parábola do filho pródigo

A parábola do filho pródigo pode dizer muito sobre nós mesmos. Irmãos, agora lhes convido a ler sobre os dois ensinamentos fundamentais que podemos extrair da parábola do filho pródigo.

O filho pródigo e o filho mais velho

Seja pelo senso comum ou até mesmo pelo título da parábola, somos induzidos a pensar que o filho errado é o mais novo, aquele que abandona a sua missão como filho e escolhe ir viver na irresponsabilidade, longe do pai.

Longe de afirmar que essa postura é a correta, mas gostaríamos de lembrar que o filho pródigo se lembrou do pai quando estava em seu pior momento e optou por voltar. Humilhado, pediu perdão dentro da casa do patriarca e implorou para ser aceito como seu empregado e não como filho.

Enquanto isso, o filho mais velho do pai reclamou, adotou uma postura preguiçosa, difamou o seu irmão ao afirmar que estava esbanjando o dinheiro com mulheres e também foi ingrato, ao cobrar do pai o que sempre foi dele: um cabrito para festejar com os amigos.

A verdade é que os dois filhos, em diferentes momentos, não souberam reconhecer o tesouro mais valioso que o pai poderia lhes dar: o amor. Não era nem a herança e nem o cabrito mais gordo para a festança.

Parábola do filho pródigo: O pai como protagonista

Pode parecer até mesmo incoerente aos nossos olhos, mas através da parábola do filho pródigo o maior ensinamento que podemos tirar é que o Pai sempre está ao lado dos seus filhos.

Veja bem, meu irmão, Jesus conta a parábola para mostrar que todos nós seres humanos somos os filhos desse pai. Todos nós, em algum momento, queremos recompensas materiais pela nossa serventia ao Senhor, mas nos esquecemos de que o maior benefício que podemos ter do Pai é a vida, porque tudo o que é dEle também é nosso.

Por ironia do destino, acabamos de descobrir que o verdadeiro protagonista da parábola do filho pródigo não é nenhum dos filhos, senão o próprio pai. Assim como ele, Deus está com os braços abertos para todos nós quando o nosso arrependimento for sincero.

Gostou da reflexão sobre a parábola do filho pródigo? Curta a nossa página para receber mais artigos como estes na sua timeline e compartilhe com os seus amigos!