Marcos 4:3 -38 (JFAA)
- 3 - Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear;
- 4 - e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
- 5 - Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
- 6 - mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
- 7 - E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto.
- 8 - Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem.
- 9 - E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
- 10 - Quando se achou só, os que estavam ao redor dele, com os doze, interrogaram-no acerca da parábola.
- 11 - E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas;
- 12 - para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados.
- 13 - Disse-lhes ainda: Não percebeis esta parábola? como pois entendereis todas as parábolas?
- 14 - O semeador semeia a palavra.
- 15 - E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada.
- 16 - Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem;
- 17 - mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
- 18 - Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra;
- 19 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
- 20 - Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um.
- 21 - Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador?
- 22 - Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz.
- 23 - Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
- 24 - Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida com que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.
- 25 - Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.
- 26 - Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra,
- 27 - e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como.
- 28 - A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga.
- 29 - Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.
- 30 - Disse ainda: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
- 31 - É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra;
- 32 - mas, tendo sido semeado, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra.
- 33 - E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, conforme podiam compreender.
- 34 - E sem parábola não lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discípulos.
- 35 - Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
- 36 - E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.
- 37 - E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.
- 38 - Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?
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Este versículo s de Marcos 4:3-38 da Almeida Atualizada * (JFAA) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Marcos
Marcos é um livro da Bíblia que faz parte do Novo Testamento. Este livro contém 16 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.