Buscar

Amós 5:15 (NBV)

  1. 15 - Odeiem o mal e amem o bem. Restabeleçam a justiça em seus tribunais. Talvez assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Compartilhar estes versículos:

Este versículo de Amós 5:15 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.

Sobre Amós

Amós é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 9 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.

Amós 5

27 Versículos

1 - Cheio de dor, eu canto esta canção triste para você, ó nação de Israel:

2 - “A bela virgem Israel foi atirada ao chão, pisada, esmagada, para nunca mais se levantar. Ninguém vem ajudá-la. Foi abandonada em sua própria terra”.

3 - Assim diz o Soberano, o SENHOR: “Se uma cidade mandar mil soldados para a guerra, apenas cem voltarão. Se outra cidade mandar cem, voltarão apenas dez com vida”.

4 - Assim diz o SENHOR à nação de Israel: “Busquem-me e vocês viverão.

5 - Não vão atrás de ídolos em Betel; não vão a Gilgal ou Berseba. Os moradores de Gilgal serão levados para o exílio e os de Betel certamente serão destruídos”.

6 - Busquem o SENHOR e vivam, senão ele passará por toda a nação como um fogo e destruirá completamente a Israel. E ninguém em Betel poderá apagar esse fogo.

7 - Vocês, homens maus, transformam a “justiça” num remédio amargo para os pobres e oprimidos. “Honestidade” e “decência” não têm o mínimo valor para vocês!

8 - Procurem aquele que criou as Plêiades e a constelação do Órion, que transforma a escuridão em dia claro, o dia em noite, que chama a água do mar e a derrama como chuva sobre a face da terra. O SENHOR é o seu nome.

9 - Com tremenda rapidez e violência ele traz a destruição sobre o homem forte, destruindo todas as defesas.

10 - E vocês, que tanto odeiam os juízes honestos e desprezam as pessoas que falam a verdade!

11 - Vocês pisam o pobre e roubam sua última migalha com todos os seus impostos e multas, com a ganância que têm. Por isso, vocês jamais morarão nas belas casas que estão construindo, nem beberão vinho das videiras verdejantes que estão plantando.

12 - Porque os seus pecados são muitos! Como são grandes as suas transgressões! Vocês são inimigos de tudo o que é bom; vocês aceitam suborno; vocês se recusam a fazer justiça ao pobre nos tribunais.

13 - Quem for sábio, entre vocês, não tentará impedir o castigo do SENHOR, naquele dia terrível.

14 - Procurem fazer o bem. Fujam do mal e vocês viverão! Quando isso acontecer, o SENHOR, o Deus dos Exércitos, será de fato o seu Auxiliador, como vocês afirmam.

15 - Odeiem o mal e amem o bem. Restabeleçam a justiça em seus tribunais. Talvez assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

16 - Por tudo isso, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Soberano: “Haverá choro em todas as praças e gritos de angústia nas ruas. Chamem os lavradores para chorarem junto com vocês; chamem as pranteadoras para gemerem e lamentarem.

17 - Haverá tristeza e choro em cada vinha porque eu passarei no meio de vocês, diz o SENHOR.

18 - Vocês dizem: ‘Se ao menos o dia do SENHOR chegasse! Mas vocês nem sabem o que estão pedindo. Aquele dia não será uma época de luz e prosperidade, mas de trevas e de castigo! E que terrível será a escuridão em que vocês ficarão; sem o menor raio de alegria ou esperança!

19 - Naquele dia, vocês serão como um homem que foge de um leão e acaba caindo nas garras de um urso; ou como um homem que se refugia na sua casa e, cansado, apoia sua mão na parede, e é picado por uma serpente.

20 - Sim, o dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Aquele dia será de completa escuridão, sem nenhuma claridade.

21 - “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não aguento as suas assembleias solenes.

22 - Eu não aceitarei as ofertas queimadas e as ofertas de gratidão. Nem sequer vou olhar para as ofertas de paz.

23 - Acabem com esse barulho das suas canções; elas são um barulho que incomoda meus ouvidos. Não ouvirei as músicas das suas liras, por mais belas que sejam.

24 - “O que eu quero ver é a justiça correndo como um rio. Quero ver uma correnteza de justiça e retidão que não pare de correr.

25 - “Vocês me ofereceram sacrifícios e ofertas no deserto por quarenta anos, ó povo de Israel,

26 - mas sempre seu verdadeiro interesse estava nos deuses pagãos; em Sicute, o seu rei, em Quium, imagens dos deuses das estrelas, e em todas as imagens que vocês fizeram.

27 - Por isso, vou mandar todos vocês e todos os seus ídolos para o exílio, para muito além de Damasco”, diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos.

Versículos relacionados

Explore mais mensagens da Bíblia visitando outros versículos deste capítulo.