Levítico 23:18 -41 (NBV)
- 18 - Junto com o pão e o vinho, ofereçam sete cordeiros sem defeito, cada um com um ano de idade, um novilho e dois carneiros. Serão apresentados como oferta queimada ao SENHOR, junto com as ofertas de cereais e as bebidas sacrificiais; é oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR.
- 19 - Depois sacrifiquem um bode como oferta pelo pecado, e dois carneiros de um ano de idade como oferta de gratidão.
- 20 - Então o sacerdote moverá os dois cordeiros diante do SENHOR, com o gesto ritualmente apropriado, juntamente com o pão dos primeiros frutos das colheitas. É uma oferta santa ao SENHOR, que pertence aos sacerdotes.
- 21 - Esse dia será anunciado como um dia de santa convocação de todo o povo. Ninguém trabalhará nesse dia. Esta lei é permanente e deverá ser obedecida em todos os lugares onde vocês morarem, de geração em geração.
- 22 - “Quando fizerem a colheita da sua terra, deixem de colher nos cantos dos terrenos cultivados. E as espigas que caírem terão de ser deixadas no chão. São para os pobres e para os estrangeiros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês”.
- 23 - O SENHOR continuou dando instruções a Moisés:
- 24 - “Diga também aos israelitas: No primeiro dia do sétimo mês vocês terão um dia de descanso solene, um memorial, uma reunião sagrada celebrada com som de trombeta.
- 25 - Não trabalhem nesse dia, mas apresentem ao SENHOR ofertas preparadas no fogo”.
- 26 - O SENHOR falou a Moisés sobre a seguinte festa solene:
- 27 - “O décimo dia deste sétimo mês é o dia em que os pecados do povo são perdoados. Vocês terão uma reunião sagrada; humilhem-se e apresentem ao SENHOR uma oferta preparada no fogo.
- 28 - Nesse dia ninguém trabalhará, porque é o dia especial para obter o perdão dos pecados do povo diante do SENHOR, o Deus de vocês.
- 29 - Quem não se humilhar nesse dia será eliminado do seu povo.
- 30 - Eu destruirei do meio do seu povo aquele que fizer algum trabalho nesse dia.
- 31 - Não façam trabalho algum. Esta lei é permanente em todos os lares e por todas as gerações de Israel.
- 32 - Pois esse dia é o sábado de descanso solene, e vocês se humilharão. Desde o entardecer do nono dia do mês até o entardecer do dia seguinte, vocês celebrarão o sábado, o dia sagrado de descanso”.
- 33 - Disse o SENHOR a Moisés:
- 34 - “Diga ainda aos filhos de Israel: No décimo quinto dia deste sétimo mês começa a festa dos tabernáculos do SENHOR, que dura sete dias.
- 35 - No primeiro dia haverá uma reunião sagrada; ninguém trabalhará nesse dia.
- 36 - Em cada um dos sete dias serão apresentadas ao SENHOR ofertas preparadas no fogo. No oitavo dia realizem outra reunião sagrada e apresentem uma oferta queimada ao SENHOR. É uma reunião solene, e nesse dia ninguém deverá trabalhar.
- 37 - “São essas, pois, as festas do SENHOR, que devem ser realizadas regularmente e que vocês proclamarão como reuniões sagradas para apresentarem ao SENHOR ofertas preparadas no fogo, ofertas queimadas, ofertas de cereais, sacrifícios e ofertas de vinho. Cada festa será realizada na data marcada.
- 38 - Essas ofertas serão apresentadas além das ofertas dos sábados do SENHOR, além das dádivas e de todos os votos de vocês, e de todas as ofertas voluntárias que vocês vão dar ao SENHOR.
- 39 - “Assim, no dia quinze do sétimo mês, ao terminar a colheita, vocês começarão a celebrar a festa do SENHOR durante sete dias. E tanto o primeiro dia como o oitavo serão dias de descanso.
- 40 - No primeiro dia da festa, colham frutas das melhores árvores, folhas de palmeira, galhos de árvores com muitas folhas e ramos de salgueiro; e por sete dias vocês se alegrarão na presença do SENHOR, o Deus de vocês.
- 41 - Celebrem essa festa ao SENHOR durante sete dias, todos os anos. É uma lei perpétua para todas as gerações; celebrem-na no sétimo mês.
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Levítico 23:18-41 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Levítico
Levítico é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 27 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.