Provérbios 20:4 -19 (NBV)
- 4 - O preguiçoso que não prepara a terra para o plantio, dizendo que está muito frio para trabalhar, também não terá comida quando vier a colheita.
- 5 - Os sentimentos e pensamentos do coração do homem são águas profundas, mas o homem sábio é capaz de trazê-los à tona.
- 6 - Todos gostam de anunciar sua própria fidelidade, mas como é difícil encontrar uma pessoa realmente digna de confiança!
- 7 - Como são felizes os filhos de um pai justo e íntegro!
- 8 - Quando o rei senta para julgar, com os seus olhos elimina todo o mal.
- 9 - Não existe uma pessoa capaz de dizer: “Purifiquei o meu coração; estou sem nenhum pecado”.
- 10 - O SENHOR detesta a desonestidade e a mentira.
- 11 - É possível conhecer o caráter de uma criança pelo seu comportamento; o seu procedimento revelará se ela é pura e boa.
- 12 - O SENHOR criou tanto o olho humano quanto o ouvido humano.
- 13 - Não seja preguiçoso e dorminhoco, senão você acabará ficando pobre; acorde, trabalhe, e você terá o necessário para viver.
- 14 - “Isso está muito caro!”, diz o comprador pechinchando o preço. Quando chega em casa, se gaba para todo mundo da boa compra que fez.
- 15 - O homem pode conseguir muitas riquezas, como ouro ou pedras preciosas, mas os lábios que transmitem conhecimento são uma preciosidade rara.
- 16 - Emprestar dinheiro a estranhos e oferecer-se para pagar dívidas de quem não conhecemos bem é arriscado e traz sérias consequências.
- 17 - O dinheiro ganho com desonestidade pode comprar muita coisa boa, mas depois deixa a consciência amarga e o coração doído.
- 18 - Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas sábias antes de sair para a guerra.
- 19 - Não conte seus segredos a quem vive falando da vida alheia, pois assim todo mundo ficará conhecendo a sua vida.
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Provérbios 20:4-19 da Nova Bíblia Viva (NBV) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Provérbios
Provérbios é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 31 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.