1 Samuel 1:2 -27 (NVT)
- 2 - Elcana tinha duas esposas: a primeira se chamava Ana, e a segunda, Penina. Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.
- 3 - Todos os anos, Elcana subia de sua cidade até Siló para adorar o SENHOR dos Exércitos e oferecer sacrifícios a ele. Nesse tempo, os sacerdotes do SENHOR eram Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli.
- 4 - Quando Elcana apresentava seu sacrifício, dava porções de carne à sua esposa Penina e a cada um dos filhos e filhas dela.
- 5 - A Ana, porém, dava uma porção especial, porque a amava, apesar de o SENHOR não lhe ter dado filhos.
- 6 - E sua rival a provocava e zombava dela, porque o SENHOR não lhe tinha dado filhos.
- 7 - Todos os anos era a mesma coisa: Penina provocava Ana quando iam à casa do SENHOR e, a cada vez, Ana chorava muito e ficava sem comer.
- 8 - “Ana, por que você chora?”, perguntava Elcana, seu marido. “Por que não come? Por que está tão triste? Será que não sou melhor para você do que dez filhos?”
- 9 - Certa vez, depois que comeram e beberam em Siló, Ana se levantou. O sacerdote Eli estava sentado ao lado da entrada do templo do SENHOR.
- 10 - Ana estava muito angustiada e chorava sem parar enquanto orava ao SENHOR.
- 11 - Então fez o seguinte voto: “Ó SENHOR dos Exércitos, se olhares com atenção para o sofrimento de tua serva, se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao SENHOR, e o cabelo dele nunca será cortado”.
- 12 - Enquanto ela fazia sua oração ao SENHOR, Eli a observava.
- 13 - Viu que os lábios dela se moviam, mas, como não ouvia som algum, pensou que ela estivesse bêbada.
- 14 - “Até quando vai se embriagar?”, disse ele. “Largue esse vinho!”
- 15 - Ana respondeu: “Meu senhor, não bebi vinho, nem outra coisa mais forte. Eu estava derramando meu coração diante do SENHOR, pois sou uma mulher profundamente triste.
- 16 - Não pense que sou uma mulher sem caráter! Estava apenas orando por causa de minha grande angústia e aflição”.
- 17 - “Nesse caso, vá em paz”, disse Eli. “Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.”
- 18 - “Muito obrigada!”, exclamou ela. Então Ana voltou e começou a se alimentar novamente, e seu rosto já não estava triste.
- 19 - Na manhã seguinte, a família toda se levantou bem cedo e foi adorar o SENHOR novamente. Depois, voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com Ana, e o SENHOR se lembrou dela.
- 20 - No devido tempo, Ana engravidou e teve um filho. Ela lhe deu o nome de Samuel, e disse: “Eu o pedi ao SENHOR”.
- 21 - No ano seguinte, Elcana e sua família fizeram a viagem anual para oferecer sacrifícios ao SENHOR e cumprir seu voto.
- 22 - Ana, porém, não foi. “Vamos esperar até o menino ser desmamado”, disse ela ao marido. “Então o levarei ao SENHOR e o deixarei lá para sempre.”
- 23 - “Faça como lhe parecer melhor”, respondeu Elcana. “Fique aqui até ele desmamar, e que o SENHOR a ajude a cumprir sua promessa.” Então ela ficou em casa e cuidou de seu filho até desmamá-lo.
- 24 - Quando o menino foi desmamado, Ana o levou à casa do SENHOR em Siló, embora ele ainda fosse pequeno. Também levou um novilho de três anos para o sacrifício, um cesto de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho.
- 25 - Depois que sacrificaram o novilho, levaram o menino a Eli,
- 26 - e Ana lhe disse: “Com certeza o senhor se lembra de mim. Sou a mulher que esteve aqui anos atrás, orando ao SENHOR.
- 27 - Pedi ao SENHOR que me desse este menino, e o SENHOR atendeu a meu pedido.
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de 1 Samuel 1:2-27 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre 1 Samuel
1 Samuel é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 31 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.