Ezequiel 16:4 -38 (NVT)
- 4 - No dia em que você nasceu, ninguém cortou seu cordão umbilical, nem a lavou, nem a esfregou com sal, nem a enrolou em panos.
- 5 - Ninguém teve compaixão nem cuidou de você. No dia em que nasceu, você foi rejeitada e abandonada num campo.
- 6 - “Mas eu passei por lá e a vi, indefesa, esperneando em seu sangue, e lhe disse: ‘Viva!’.
- 7 - Eu a fiz desenvolver-se, como uma planta no campo. Você cresceu e se tornou uma linda joia. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você continuava nua.
- 8 - Quando passei por você outra vez, vi que já tinha idade suficiente para amar. Eu a envolvi com meu manto para cobrir sua nudez e pronunciei meus votos de casamento. Fiz uma aliança com você, diz o SENHOR Soberano, e você se tornou minha.
- 9 - “Então lavei você, limpei o sangue e passei óleo perfumado em sua pele.
- 10 - Eu lhe dei roupas caras de linho fino e de seda com lindos bordados e sandálias feitas do mais excelente couro de cabra.
- 11 - Também lhe dei belas joias, pulseiras e lindos colares,
- 12 - uma argola para o nariz, brincos para as orelhas e uma bela coroa para a cabeça.
- 13 - Assim, você foi enfeitada com ouro e prata. Suas roupas eram feitas de linho fino e seda e tinham lindos bordados. Você comia os alimentos mais seletos — farinha da melhor qualidade, mel e azeite — e se tornou mais linda que nunca. Parecia uma rainha, e de fato era!
- 14 - Sua fama logo se espalhou por todo o mundo, por causa de sua beleza. Eu a vesti com meu esplendor e aperfeiçoei sua beleza, diz o SENHOR Soberano.
- 15 - “No entanto, você pensou que era dona de sua fama e de sua beleza. Então, entregou-se como prostituta a todo homem que passava. Sua beleza estava à disposição de quem a pedisse.
- 16 - Usou os presentes lindos que lhe dei para fazer altares para seus ídolos e ali se prostituiu. Nunca se viu uma coisa dessas!
- 17 - Pegou as joias e os enfeites de ouro e prata que lhe dei, fez estátuas de homens e as adorou. Desse modo, cometeu adultério contra mim.
- 18 - Com as lindas roupas bordadas que lhe dei, vestiu seus ídolos e usou meu óleo perfumado e meu incenso para adorá-los.
- 19 - Colocou diante deles como sacrifício a farinha da melhor qualidade, o azeite e o mel com que cuidei de você, diz o SENHOR Soberano.
- 20 - “Depois, pegou seus filhos e suas filhas, que havia gerado para mim, e os sacrificou a seus deuses. Acaso não bastou você se prostituir?
- 21 - Também teve de matar meus filhos como sacrifício a ídolos?
- 22 - Em todo o seu pecado detestável e em seu adultério, você não se lembrou daqueles dias, muito tempo atrás, em que estava nua e abandonada, esperneando em seu sangue.
- 23 - “Que aflição a espera!, diz o SENHOR Soberano. Além de todas as suas maldades,
- 24 - você construiu um lugar de adoração e ergueu altares a ídolos em todas as praças da cidade.
- 25 - Em cada esquina, contaminou sua beleza e ofereceu seu corpo a todos que passavam, aumentando sua prostituição.
- 26 - Então acrescentou a seus amantes o lascivo Egito e provocou minha ira com promiscuidade cada vez maior.
- 27 - Por isso eu a feri com minha mão e reduzi seu território. Entreguei-a a seus inimigos, os filisteus, e até eles ficaram espantados com sua conduta depravada.
- 28 - Você também se prostituiu com os assírios. Parece que nunca se cansa de procurar amantes! E, mesmo depois de se prostituir com eles, não ficou satisfeita.
- 29 - Acrescentou a seus amantes a Babilônia, terra de comerciantes, mas ainda assim não se contentou.
- 30 - “Como seu coração é fraco, diz o SENHOR Soberano, para fazer essas coisas e se comportar como uma prostituta desavergonhada!
- 31 - Constrói lugares de adoração em todas as esquinas e altares a seus ídolos em todas as praças. Na verdade, você foi pior que uma prostituta, pois nem exigiu pagamento.
- 32 - Sim, você é uma esposa adúltera que acolhe estranhos em vez do marido.
- 33 - As prostitutas cobram por seus serviços, mas você não! Oferece presentes a seus amantes e os suborna para adulterarem com você.
- 34 - Faz, portanto, o contrário de outras prostitutas. Paga seus amantes em vez de eles pagarem você!”
- 35 - “Portanto, prostituta, ouça esta mensagem do SENHOR.
- 36 - Assim diz o SENHOR Soberano: Visto que você derramou sua lascívia e se expôs em prostituição a todos os seus amantes, adorou ídolos detestáveis e matou seus filhos como sacrifícios a seus deuses,
- 37 - ouça o que farei. Reunirei todos os seus aliados — seus amantes com os quais você teve prazer, os que você amou e também os que odiou — e a deixarei nua diante deles, para que todos a vejam.
- 38 - Eu a castigarei por homicídio e adultério e, na fúria de meu ciúme, a cobrirei de sangue.
Compartilhar estes versículos:
Este versículo s de Ezequiel 16:4-38 da Nova Versão Transformadora (NVT) está disponível para leitura online gratuita.
Sobre Ezequiel
Ezequiel é um livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento. Este livro contém 48 capítulos e é essencial para o entendimento das Sagradas Escrituras.