Ensinamentos de Jesus através das parábolas

Jesus foi o escolhido por Deus para sair do mundo celestial e ir ao mundo terreno para transmitir os seus ensinamentos a todos os humanos desesperançados. Sem sombra de dúvidas, os ensinamentos de Jesus eram os mais capacitados para atingir o coração dos humildes, mas precisou encontrar meios para estabelecer uma comunicação efetiva.

O meio que encontrou para transmitir tal sabedoria foi através das parábolas, e então através delas ele conquistou levar o coração do Pai a um número extenso de pessoas. Certamente você já deve ter escutado os ensinamentos de Jesus através das parábolas que contava, transformando poderes celestiais em exemplos tangíveis para a população da época.

Após ler este artigo, aproveite para ler também:

Ensinamentos de Jesus

Quer saber mais sobre os ensinamentos de Jesus através das parábolas? Neste artigo iremos abordar vários pontos relacionados ao assunto e você pode tirar todas as suas dúvidas conosco. Leia agora!

Dialogando com os outros na mesma altura

As parábolas, de por si só, são recursos didáticos caracterizados por serem narrativas alegóricas que possuem personagens, ações, incidentes e coisas. E nessas narrativas é aplicada a ferramenta da comparação entre uma realidade e outra, para que a comunicação seja efetiva e todos os lados envolvidos possam ter o entendimento absoluto do que foi dito.

Jesus era um mediador entre a realidade terrena e a celestial, ele possuía a missão de transmitir todo o poder do Pai em palavras e ações àqueles que estavam dispostos a abrir o coração com humildade. Porém, é claro que a soberania de Deus não era algo fácil de ser mensurado em palavras.

ensinamentos de Jesus

É por isso que os ensinamentos de Jesus foram transmitidos através de diálogos intensos entre ele e seus ouvintes, mas sempre travando uma conversa de igual para igual, garantindo que através de exemplos palpáveis para a realidade deles a mensagem fosse transmitida com sucesso.

As parábolas eram ferramentas de esclarecimento. Senão, como poderia um simples pastor entender que Deus tem o poder Soberano de mudar totalmente a nossa vida, se não o visse como um oleiro artesão, que reconstruiu o vaso de barro quebrado?

Os ensinamentos de Jesus possuíam um público seletivo

Por outro lado, os ensinamentos de Jesus não poderiam ser entendidos por qualquer pessoa. A sabedoria divina nas mãos das pessoas erradas é um perigo, pois caluniam em nome do Senhor e causam estragos nas vidas dos fiéis.

Porém, quem eram as pessoas que não poderiam ter acesso aos ensinamentos de Jesus? Ora, se as parábolas serviam para iluminar o caminho dos humildes ao céu, aqueles que não deveriam ter acesso a tal conhecimento eram aqueles que não queriam chegar até lá.

Todos aqueles que não quiseram abdicar das suas vidas e costumes malignos não serviam ao Senhor, serviam ao Satanás. É por isso que as parábolas também serviam como um crivo, que selecionava naturalmente quem poderia entender verdadeiramente os ensinamentos de Jesus.

O Reino de Deus é realmente magnífico e poder ter o claro entendimento dos ensinamentos de Jesus através das parábolas é fruto da glória e da graça divina. Compartilhe esse artigo com os seus irmãos de fé e curta a nossa página para não perder nenhum estudo sobre Deus!